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Acessibilidade no Transporte Coletivo ♿

AcessibiliAcessibilidade no Transporte Coletivo

Em Curitiba, o respeito aos idosos e às pessoas com deficiência é valor fundamental no planejamento e operação do transporte coletivo. Todas as obras de melhoria e as diversas ações desenvolvidas pela URBS são executadas com a finalidade de oferecer um transporte mais eficiente, mais ágil, com maior comodidade e segurança aos seus usuários, garantindo a acessibilidade e mobilidade aos passageiros com deficiência física e/ou dificuldades de locomoção.
  
Como parte da política de melhoria da acessibilidade no sistema de transporte, até fevereiro de 2017, 93,73% da frota operante de veículos do transporte coletivo possuía acessibilidade total, com elevadores nas linhas alimentadoras, interbairros, troncais e convencionais, assim como embarque em nível nos expressos e ligeirinhos. Desta forma, mais de 90% linhas da RIT - Rede Integrada de Transporte garantem a acessibilidade de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, com espaço e equipamentos para sua segurança no interior dos ônibus.
 
Esses índices são resultantes de determinações da URBS junto às operadoras do transporte coletivo quando da renovação da frota de veículos, pois estes ônibus devem contemplar, obrigatoriamente, equipamentos e acessórios que garantam a acessibilidade total. Sinais luminosos indicam abertura das portas dos ônibus, beneficiando especialmente pessoas com deficiência auditiva, e plaquetas em braile fixadas no encosto dos bancos especiais, indicam o número do veículo para que a pessoa com deficiência visual possa identificá-lo.
   
Adesivos azuis, com a logomarca da cadeira de rodas nos lados, na frente e atrás do veículo, foram colocados para facilitar a identificação à distância dos carros adaptados e nas tabelas de horários dos ônibus disponíveis nos terminais e no portal da URBS, os horários dos carros adaptados encontram-se em destaque.

Ainda objetivando garantir o conforto desses passageiros em seus deslocamentos, em toda a RIT, 20% do total de lugares sentados em cada veículo correspondem a bancos preferenciais e encontram-se devidamente sinalizados (ainda que a Lei Federal nº 10.741 estabeleça um percentual menor).
  
Ainda em relação à acessibilidade, as estações tubo equipadas com elevadores ou rampas representam mais de 87% da quantidade total existente.
 
Outra forma de romper limitações e garantir uma maior independência aos idosos acima de 65 anos e às pessoas com deficiência que se enquadrem nos critérios estabelecidos em lei municipal, é a isenção tarifária. Atualmente, os isentos representam mais de 14,33% do total de usuários/mês do sistema de transporte integrado. Pessoas carentes com deficiência são encaminhadas através de instituições conveniadas com a FAS - Fundação de Ação Social, das instituições credenciadas à SMS - Secretaria Municipal de Saúde, ou aqueles residentes em Curitiba e que não são atendidos em alguma dessas instituições, e que iniciam o processo para encaminhamento nos CRAS - Centro de Referência da Assistência Social, para avaliação sócio-econômica da família, seguido de avaliação médica, feita por um médico da SMS e também através das Prefeituras das cidades da Região Metropolitana.
ACESSO - Transporte Especial
O ACESSO é uma nova maneira que a Prefeitura Municipal de Curitiba criou para ampliar a mobilidade de pessoas com deficiência. É um serviço de microônibus porta a porta, com elevador, cadeira de rodas, espaço para cão guia e acessórios necessários para garantir a mobilidade de pessoas com deficiência.
Busca a pessoa com deficiência na porta de casa, leva até a porta do serviço de que ela precisa e a deixa na porta de casa, quando o atendimento tiver terminado.