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APDAPD - Associação de Proteção e Defesa da Acessibilidade da Pessoa com Deficiência
Origem
Portal 
Protocolo
6959875
Protocolo Internet
446110
Situação
Respondido
E-mail
apdapdcuritiba@gmail.com
Data da Solicitação
05/07/2017 19:26
Serviço
ÔNIBUS
Descrição
SOU DEFICIENTE FÍSICO DESDE 2015, ESTOU CONVIVENDO AGORA COM OS DE MESMOS PROBLEMAS ADMINISTRATIVOS DA CIDADE, ANTES DESPERCEBIDOS. ACONTECE QUE HOJE ESTAMOS CONTANDO COM BEM MAIS DE 6.700 PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MOTORA, CONFORME O CENSO DE 2010, ISTO ESTA NOS CAUSANDO GRANDE TRANSTORNO NA QUESTÃO DE ACESSIBILIDADE DA CLASSE EM CURITIBA. A LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015 EM SEU CAPÍTULO II E ART.4º/5º/7º E 8º NOS DA A PRERROGATIVA DE USARMOS O PARÁGRAFO ÚNICO DESTE CAPITULO. NO ENTANTO ESTAMOS PEDINDO A ESTA PREFEITURA COM DATA IMEDIATA QUE NAS PRÓXIMAS AQUISIÇÕES DE VEÍCULOS, ÔNIBUS DO TRANSPORTE PUBLICO COLETIVO, SEJA OBRIGATÓRIO A AQUISIÇÃO DESTES, COM DOIS BOX PARA CADEIRANTE E DEFICIENTES VISUAIS COM CÃO GUIA. OS DEFICIENTES ESTÃO DEIXANDO DE SEGUIR VIAGEM PELO MOTIVO DO BOX JÁ ESTA R SENDO USADO POR OUTRO, TENDO ESTE QUE AGUARDAR ATÉ SEGUNDO OU TERCEIRO VEICULO. (NA NORMA ABNT NBR 14022 FOI DEFINIDO O REQUISITO MÍNIMO, CABENDO AO PODER CONCEDENTE DE TRANSPORTE LOCAL AVALIAR AS QUESTÕES RELATIVAS À DEMANDA E OPERAÇÃO.)
Cidade
CURITIBA / PR


Órgão Responsável
URBANIZAÇÃO DE CURITIBA
Data da Resposta
06/07/2017 12:07
Resposta Final
Agradecemos a sua manifestação e informamos que as características de acessibilidade dos ônibus são definidas pela norma ABNT NBR 14022.                                          Em relação ao espaço para cadeirante, esclarecemos que a referida norma especifica a aplicação de pelo menos uma área reservada, o que está sendo devidamente atendido pela frota de Curitiba que, para a definição do leiaute interno dos veículos, também leva em consideração a acomodação confortável e segura dos demais passageiros.         Outrossim, salientamos que a URBS, através de avaliações de demanda e visando melhor satisfação de todos os usuários, adotará a implantação de dois espaços reservados para os novos veículos a serem incorporados no sistema de transporte coletivo de Curitiba.                              Informamos também que atualmente o sistema de transporte já disponibiliza dois ou mais espaços por ônibus para a operação em linhas que tiveram sua necessidade comprovada em pesquisas anteriores, que são os casos das linhas Inter-Hospitais e Menonitas e do Sistema Sites.